facebook google + twitter comunidade cadastre-se    sua conta
Saúde da Próstata

ARTIGOS & CIA

 artigos
 colaboradores
 wikipédia
 busca
 cadastre-se
Associação pela Saúde da Próstata

ACESSOS

envolva-se

 

quem somos
o abc da próstata
prostatite
hiperplasia
câncer de próstata
fui diagnosticado
exames grátis
prevenção
notícias
artigos
cadastre-se
sua conta
solicitar palestra
recomendados
fale conosco

 

pacientes

 

família

 

busca
 

ARTIGOS


Detecção Precoce
por US TOO

ref.: traduzido e adaptado do site da US TOO International

Desde a introdução do antígeno prostático específico (PSA), o câncer de próstata está sendo detectada e tratada mais cedo, antes que ele possa se espalhar para outros tecidos. Quanto mais cedo for detectado o câncer de próstata, mais facilmente ele pode ser tratado.
 
Recomendações da US TOO para a Saúde da Próstata
 
A Us TOO International Prostate Cancer Education & Support Network recomenda que os homens façam exames anuais da próstata, incluindo tanto o exame de PSA no sangue quanto o exame de toque retal (TR), começando a partir das seguintes idades:
  • a partir dos 40 anos se você têm um histórico familiar de câncer de próstata (ou é considerado de alto risco).
  • O mais tardar até os 45 anos para os demais homens.
Além disso,
  • É extremamente importante "Conhecer o seu PSA". Mantenha um registro dos números exatos, e não apenas se está "na faixa normal." Seu primeiro teste de PSA estabelece sua "base" da pontuação PSA.
  • Ao seguir o valor de seu PSA de ano para ano, você vai saber se ele aumentou muito desde o ano anterior. Um aumento nos níveis de PSA de 0,75 ng /mL ou mais, dentro de um ano, pode requerer uma investigação mais aprofundada pelo seu médico. A taxa de variação no seu nível de PSA pode ser um sinal mais significativo da doença que o nível de PSA real.
  • A US TOO acredita que a pesquisa anual é tão importante que os homens devem transformá-la em um evento, como seu aniversário, o Dia dos Pais ou realizá-lo em setembro, que é o Mês de Conscientização do Câncer de Próstata.
A US TOO acredita que seguir estas recomendações contribuam para detectar o câncer de próstata antes, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e diminuir o número de mortes causadas por câncer de próstata.
A US TOO também acredita que quanto mais cedo a doença for detectada, mais fácil e eficaz será o tratamento.
A US TOO também acredita que os benefícios da detecção precoce e tratamento superam os custos e inconvenientes de eventuais falsos positivos, que resultam em biópsias de tecidos saudáveis. Esses benefícios estão sob a forma de redução dos custos totais e maior eficácia no tratamento da doença.
 
Sobre os Exames de Triagem
 
O antígeno prostático específico (PSA) é uma substância que é normalmente produzida pela próstata e uma pequena quantidade pode ser detectado no sangue. No entanto, se a próstata começa a produzir PSA demais, isto pode ser um sinal de aumento da próstata (também conhecido como HPB - hiperplasia benigna da próstata), inflamação ou câncer. O médico vai coletar o sangue e medir o nível de PSA.
Embora a definição exata de "nível normal de PSA" continue a ser debatido, a US TOO sugere que os seguintes intervalos sejam utilizados:
  • Comece a realizar os exames a partir dos 40 anos se você tiver histórico familiar de câncer de próstata ou 45 anos para os demais homens.
  • Trace sua pontuação PSA ao longo do tempo. O tempo de duplicação do PSA e a velocidade do aumento do PSA são uma melhor forma de indicar a agressividade de um câncer do que saber o seu valor atual do PSA.
Nós todos somos únicos - os níveis de PSA variam de pessoa para pessoa.
 
Estratégias de Prevenção
 
Embora as causas do câncer de próstata não sejam completamente compreendidas, comer bem, descansar corretamente e exercícios regulares podem reduzir o risco de câncer e até mesmo retardar a doença.
 
> Coma bem!
 
A testosterona estimula o crescimento das células da próstata, e o que você come pode alterar seus níveis de testosterona.
  • Limite a ingestão de alimentos com alto teor de gordura, que podem estimular a testosterona.
  • Aumente a ingestão de produtos a base de soja que contêm isoflavonas, que podem reduzir a testosterona.
Muitos alimentos contêm substâncias antioxidantes, que podem prevenir danos celulares e podem melhorar o sistema imunológico e reduzir os riscos de câncer e infecções. A dieta com baixo teor de gordura com peixes, frutas, verduras e grãos podem reduzir o risco de câncer.
 
Vitamina A e Carotenos Vitamina C Vitamina E Selênio Licopenos
Cenouras Frutas Cítricas Nozes e Sementes Grãos Integrais Tomates
Abóbora Pimentas Verdes Grãos Integrais Alho Derivados de Tomate
Brócoli Brócoli Óleo Vegetal Frutos do Mar Grapefruit
Batata Doce Vegetais de folhas verdes      
Tomates Tomates      
Pêssegos Morangos      
Damasco        

 
> Exercite-se regularmente
 
O exercício físico regular tem sido indicado para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão, circulação e desintoxicação do organismo. O exercício físico também previne contra a obesidade, que é um fator de risco para muitas doenças, incluindo câncer. O exercício regular pode também reduzir o risco de hiperplasia prostática benigna (HPB), ou aumento da glândula da próstata.