facebook google + twitter comunidade cadastre-se    sua conta
Saúde da Próstata

NOTÍCIAS

 notícias
 áudios
 vídeos
 busca
 cadastre-se
Notícias

ACESSOS

envolva-se

 

quem somos
o abc da próstata
prostatite
hiperplasia
câncer de próstata
fui diagnosticado
exames grátis
prevenção
notícias
artigos
cadastre-se
sua conta
solicitar palestra
recomendados
fale conosco

 

pacientes

 

família

 

busca
 

NOTÍCIAS


Brasil registra 60 mil casos de câncer de próstata em 2012 (27/01/2013)
por Luana Souza

ref.: Diário dos Campos

O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais acomete os homens em todo mundo. No Brasil, foram estimados cerca de 60 mil novos casos somente em 2012, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA). Segundo o urologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Walter Koff, o câncer é um crescimento maligno da próstata “que se constitui no câncer mais comum da humanidade, ocorrendo em um a cada seis homens. A doença pode ser comparada com o câncer de mama, que ocorre em uma a cada 12 mulheres”.

Segundo o especialista, existem inúmeras causas para o surgimento do tumor. “Podemos citar a herança genética, excesso de gordura animal na dieta e outros fatores alimentares. No Extremo Oriente, onde a dieta se baseia em verduras, produtos da soja e frutos do mar, com baixo consumo de gordura e carne animal, a incidência deste câncer chega a ser dez vezes menor que no Brasil. A região de maior incidência é a região Sul”, relata.

Não existem sintomas para o câncer de próstata. “Somente causa sintomas quando avançado, ocasião em que a cura não é mais possível. Deste fato nasce a necessidade de exames periódicos da próstata, após os 45 ou 50 anos, quando existe um ou mais casos deste câncer na família”, explica.

Koff explica que todo homem acima dos 40 anos deve realizar exame e ter sangue coletado para dosagem do antígeno prostático específico (PSA). “Caso qualquer um deles for anormal, haverá necessidade de realizar ecografia de próstata transretal com biópsia. O exame dos fragmentos colhidos pela biópsia é o único método seguro de fazer o diagnóstico da doença”, diz.

Tratamento

Segundo o urologista, existem três métodos para o tratamento: cirurgia, radioterapia ou implante de sementes de iodo radioativo chamado de braquiterapia. “O urologista deve apresentar ao paciente as três possibilidades e discutir as vantagens e desvantagens de cada método”, conta.

“O exame de toque retal e a dosagem de PSA são essenciais para diagnosticar o câncer de próstata num momento em que a doença é curável”, completa.

Clique aqui para ver o link.

+ Notícias

23/01/2013 - Negros e obesos são mais propensos a ter câncer de próstata, alerta especialista
23/01/2013 - Estudo: 14% dos britânicos nascidos em 2015 terão câncer na próstata
10/01/2013 - Novo tratamento para câncer da próstata não apresenta ganhos

 

Vídeo Relacionado

Câncer de próstata: 10% dos brasileiros são vítimas da doença
assista ao vídeo