facebook google + twitter comunidade cadastre-se    sua conta
Saúde da Próstata

NOTÍCIAS

 notícias
 áudios
 vídeos
 busca
 cadastre-se
Notícias

ACESSOS

envolva-se

 

quem somos
o abc da próstata
prostatite
hiperplasia
câncer de próstata
fui diagnosticado
exames grátis
prevenção
notícias
artigos
cadastre-se
sua conta
solicitar palestra
recomendados
fale conosco

 

pacientes

 

família

 

busca
 

NOTÍCIAS


Governo garante tratamento imediato para pacientes de braquiterapia do HOL (PA) (16/04/2011)
por Diane Maués

ref.: Agência Pará

O Hospital Ophir Loyola informa que está substituindo a antiga máquina de braquiterapia - utilizada no tratamento em tumores ginecológicos, principalmente casos de câncer de cólo de útero e de próstata - por um equipamento mais moderno e com maior capacidade de atendimento. O novo aparelho vai incorporar as mais recentes tecnologias em modalidades terapêuticas de alta dose de radiação de contato.

Na técnica da braquiterapia, o material radioativo é colocado no interior do paciente, diretamente em contato com o tecido tumoral. Enquanto ocorre a substituição, o HOL encaminhará os pacientes para tratamento de braquiterapia na rede particular. O hospital esclarece que ainda não havia adotado essa medida porque aguardava a efetivação do contrato firmado entre o Governo do Estado (Sespa) e a empresa privada de saúde que receberá os pacientes, no caso o Hospital Saúde da Mulher. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, o contrato com o HSM foi assinado no último dia 12.

É importante ressaltar o cuidado do HOL com o bem-estar de seus pacientes e a complexidade que envolve também a proteção radiológica, pois a instalação de uma nova máquina de braquiterapia requer que o equipamento esteja em conformidade com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que é quem estabelece os requisitos de radioproteção e segurança relativos ao uso de radiação. Dessa forma, o objetivo dos encaminhamentos é agilizar e assegurar o tratamento às pacientes enquanto a substituição do equipamento do HOL não for concluída.

O contrato foi assinado pelo secretário de Saúde, Hélio Franco, e pelo diretor do Hospital Saúde da Mulher, Salomão Zoghbi. A direção do Hospital Ophir Loyola ressalta que nenhum paciente deverá se dirigir ao HSM sem um encaminhamento, pois somente serão atendidos aqueles que forem previamente reavaliados e encaminhados, de acordo com a gravidade dos casos e as necessidades imediatas. A nova gestão do HOL e a Sespa garantem que não estão medindo esforços para solucionar a questão e que as primeiras pacientes já foram encaminhadas nesta quinta-feira, 14.

Clique aqui para ver o link.

+ Notícias

29/03/2011 - Braquiterapia revoluciona tratamento do câncer da próstata
24/03/2011 - Falta de medicação volta a atingir Hospital Mário Covas
18/11/2010 - Hospital Parque Belém terá centro de próstata