facebook google + twitter comunidade cadastre-se    sua conta
Saúde da Próstata

A PRÓSTATA

 o "abc" da próstata
 prostatite
 hiperplasia prostática benigna
 câncer de próstata
 câncer de próstata: fui diagnosticado, e agora?
 exames gratuitos
Associação pela Saúde da Próstata

ACESSOS

envolva-se

 

quem somos
o abc da próstata
prostatite
hiperplasia
câncer de próstata
fui diagnosticado
exames grátis
prevenção
notícias
artigos
cadastre-se
sua conta
solicitar palestra
recomendados
fale conosco

 

pacientes

 

família

 

busca
 

CÂNCER DE PRÓSTATA: RECÉM DIAGNOSTICADO


Você ou seu ente querido acaba de ser diagnosticado com câncer de próstata. Você pode estar passando por uma série de sentimentos: incredulidade, medo, raiva, revolta, ansiedade e depressão. A boa notícia é que existem muitas opções de tratamento e recursos de suporte que podem ajudar você ou seu ente querido levar uma vida normal e saudável. Esta seção fornece informações sobre o diagnóstico de câncer de próstata, a avaliação do estágio do câncer de próstata, o que esperar após um diagnóstico inicial de câncer de próstata, perguntas para esclarecer com o médico quando você ou seu ente querido entrar em tratamento, durante a recuperação, e como obter apoio.
Clique no item para abri-lo:
 
O Diagnóstico
 
Avaliação do Estágio
 
A avaliação do estágio do câncer de próstata é um passo necessário para determinar a extensão da doença e selecionar a melhor estratégia de tratamento. Um patologista irá analisar o tecido que foi colhido durante a biópsia da próstata e determinará:
  • O tamanho da área com câncer (porcentagem da biópsia com câncer)
  • O tipo de células cancerosas
O patologista irá atribuir uma pontuação de Gleason com base na aparência do câncer ao microscópio. Esta pontuação é uma estimativa de quão rápido é provável que o câncer cresça e a expectativa de vida do paciente. Em geral, quanto menor a pontuação, melhor o prognóstico.
  • 2 a 4: Indica tumor com células que se espera cresçam lentamente e não se espalhem rapidamente.
  • 5 a 7: Indica tumor com células que são moderadamente dispersas e que se prevê que irão crescer com moderada agressividade.
  • 8 a 10: Indica tumor com células que são susceptíveis de crescer rapidamente e que induzirão a metástases (disseminação para outras partes do corpo).
A maior parte das informações acima aparecerá no relatório da biópsia. O relatório da biópsia (também conhecido como o relatório da patologia) contém tipicamente um diagrama que ilustra a secção transversal da próstata . No diagrama, são indicados os locais onde foram coletadas amostras de tecido. Esses locais serão marcados como possuindo ou não câncer de próstata.

Abaixo desse diagrama há uma tabela, com informações mais detalhadas sobre cada amostra colhida, tais como a sua localização na próstata, o tamanho da amostra, o porcentual das amostras em que foi encontrado o câncer e a pontuação Gleason de cada uma.

A pontuação de Gleason no relatório consiste de dois números (por exemplo: 3+4). O primeiro número é o grau atribuído ao tipo de câncer que é mais numeroso na amostra de tecido. O segundo número é a nota atribuída ao tipo de câncer que é o segundo mais numeroso. Para determinar a pontuação total Gleason estes dois números são somados.

Depois que todos os exames necessários foram realizados e seus resultados estiverem disponíveis, o seu médico irá determinar o estágio do seu câncer de próstata.

Câncer no Estágio I (também conhecido como T1)
Está localizado somente dentro da próstata e é suficientemente pequeno para que nem mesmo seja sentido pelo médico durante o ETR (Exame de Toque Retal). Os T1 (Tumores na Fase 1) são geralmente diagnosticados após um PSA anormal ou através de um ultrassom transretal.

Câncer no Estágio II (também chamado de T2)
Ainda é encontrado apenas na próstata, mas é grande o suficiente para ser sentido pelo médico durante o ETR.

Câncer no Estágio III (também chamado de T3)
O câncer não está mais confinado à próstata, mas ainda não se espalhou (metástase) para os tecidos fora da área pélvica. Tumores T3 podem se espalhar para as vesículas seminais. Esses tumores podem também ter invadido outros tecidos da área pélvica.

Câncer no Estágio IV (também chamado T4)
O câncer já é detectado em tecidos distantes da próstata, incluindo os gânglios linfáticos (N+) ou outros tecidos mais distantes, como os ossos (M+)

Uma vez que o médico determinou o estágio do câncer de próstata, ele vai trabalhar com você para escolher a melhor opção de tratamento.

 
Avaliação de Riscos
 
O que esperar
 
O que Perguntar para o Seu Médico
 
Encontrar Suporte