facebook google + twitter comunidade cadastre-se    sua conta
Saúde da Próstata

A PRÓSTATA

 o "abc" da próstata
 prostatite
 hiperplasia prostática benigna
 câncer de próstata
 câncer de próstata: fui diagnosticado, e agora?
 exames gratuitos
Associação pela Saúde da Próstata

ACESSOS

envolva-se

 

quem somos
o abc da próstata
prostatite
hiperplasia
câncer de próstata
fui diagnosticado
exames grátis
prevenção
notícias
artigos
cadastre-se
sua conta
solicitar palestra
recomendados
fale conosco

 

pacientes

 

família

 

busca
 

O "ABC" DA PRÓSTATA


O que irá ocorrer na consulta ao médico?

Caso o homem sinta qualquer dos sintomas descritos acima ou caso desconfie que possua um problema na próstata, deve procurar um Urologista, conversar com o médico a respeito dos seus sintomas, de suas preocupações e dúvidas. Deve fazer todas as perguntas que sentir necessárias sobre os assuntos que o preocupem.
O médico pode solicitar que seja preenchido um questionário a respeito dos sintomas, quanto eles perturbam ou afetam o paciente e quais os transtornos que estão ocasionando na vida cotidiana do homem. Há também uma série de exames que o médico pode solicitar ou realizar para diagnosticar corretamente o problema. Os exames mais comuns, descritos abaixo em maiores detalhes são:
  • Exame de urina para detectar a existência de infecção;
  • Exame de sangue denominado PSA (Antígeno Prostático Específico), usualmente realizado quando a possibilidade de uma infecção tenha sido eliminada;
  • Exame físico, mais comumente chamado de Toque Retal, realizado no consultório, muitas vezes durante a consulta ou após o exame de urina e de sangue;
  • Exame para medir a pressão do jato de urina;
  • Exame de ultrassom para verificar se a bexiga está se esvaziando adequadamente.
A decisão sobre quais os exames são necessários é tomada pelo Urologista, com base na descrição dos sintomas, quanto tempo eles persistem, intensidade e outros detalhes do depoimento do paciente ao médico, além de exames clínicos realizados durante a consulta. Por seu lado, o paciente deve informar-se com o médico a respeito dos exames que serão realizados, os procedimentos que eles envolvem e o que diagnosticarão.